HISTÓRICO

          O Centro Educacional 06 do Gama foi homologado ao funcionamento em 07 de março de 1973, representando o marco inicial das atividades escolares. Criada pela antiga Fundação Educacional do Distrito Federal, o CED 06 pertencia diretamente ao extinto complexo escolar "A" do Gama e na época se chamava Centro de Ensino de primeiro Grau 03 do Gama, começando a funcionar amparado pelo decreto número 48.297 de 17 de junho de 1973 e pela autorização do parecer 04-1973.

          Em 18 de fevereiro de 1981, seguindo a Resolução 453 e a Portaria 17 de 07-07-1980 - SEC-DF, foi transformado em Centro Educacional 04 do Gama (CED 04), oferecendo agora além de primeira à terceira séries  o que se chamava de Habilitação Básica em Eletronica do Ensino Profissionalizante. De 1984 ao ano de 1990, a escola passou a oferecer somente o curso de Eletronica (em nível de segundo grau) e quinta à oitava séries do primeiro grau. De 1991 ao ano 1999 retirou-se o ensino profissionalizante e implantou-se o segundo Grau Regular.

          Em 1999, seguindo determinação da Lei 9394-96 (LDB) e através da Portaria SE 129, passou a denominar-se Centro de Ensino Médio 04 do Gama (CEM 04).

          Em 11 de abril de 2005 através da portaria 108-2005 o CEM 04 passou a se chamar Centro Educacional 06 do Gama (CED 06), isso porque a Secretaria de Educação reordenou as escolas do Gama devido a criação dos Jardins de Infancia. Assim, o recém criado CED 06 recebeu a clientela da antiga Escola Classe 13 ( hoje Jardim de Infancia 03), passando a oferecer o Ensino Fundamental (BIA e séries Iniciais) e o Ensino Médio completo, com acréscimo em 2008 da EJA terceiro segmento para nivelamento do fluxo escolar.

 

 

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MISSÃO - A FINALIDADE DA ESCOLA

          Para que nossa escola existe? Esta é a pergunta que devemos responder para termos condições de buscarmos nossos objetivos enquanto profissionais da educação.

          A escola tem uma função muito importante. Partindo do pressuposto que a educação é um fenomeno histórico-social e que exerce boa influencia nas relações dos indivíduos, podemos afirmar que a escola, apesar de ser um centro constante de conflitos e, em contrapartida, é uma instancia do saber e de formação humana, ela determina como será a vida e o futuro de muitos indivíduos.

          Sem dúvida a escola, na sua plenitude, tem uma função importantissima na sociedade, pois ela abrange a saúde (pessoal e ambiental), a assistência social, o esporte, o lazer, a cultura, o trabalho, a ética, os valores, o amor à família, etc.

          Assim, o CED 06 tem o compromisso e a missão de educar e desenvolver as competências e habilidades potenciais de cada indivíduo numa sequência ordenada e equilibrada de ensinar, como ensinar e o que ensinar, tornando-os preparados para viver em sociedade e exercerem a cidadania.

          Portanto, quando a escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, seus agentes devem empenhar-se na elaboração de uma proposta para a realização desse objetivo. Essa proposta ganha força na construção e execução de um projeto político pedagógico.

 

Ensino Fundamental
 

O Ensino Fundamental traz a responsabilidade pelo desenvolvimento integral do educando em seus múltiplos aspectos: físico, intelectual, social, escolar, emocional e moral, enfim os aspectos em relação aos quais a criança e o adolescente se desenvolvem enquanto permanecem na escola.

Aulas diversificadas, projetos e eventos culturais, envolvem o aluno em seus crescimento integral dentro de um ambiente crítico onde situações do cotidiano se ampliam e esclarecem suas reflexões.

Formando o aluno na responsabilidade ele trará organização em seu meio escolar, realizando suas atividades, transformando o ensino em algo significativo, instrumentalizando-o para sua vida.

 Conteúdos dos Componentes Curriculares


Ensino Médio

Ensino Médio
 

O Ensino Médio, como etapa final da Educação Básica concorre para a construção da entidade do aluno. Tem a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos, a oportunidade de consolidar e aprofundar “os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental”; a formação da pessoa de forma a desenvolver os seus valores e as competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

 Conteúdos dos Componentes Curriculares

 

 

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